Como harmonizar a vida pessoal e profissional através da espiritualidade


Como harmonizar a vida pessoal e profissional através da espiritualidade

Como harmonizar a vida pessoal e profissional através da espiritualidade.

Neste artigo, está posto em detalhes alguns dos problemas entre a vida pessoal e profissional. Para levantar a bandeira da esperança, aponto soluções  e onde tudo pode começar a melhorar. Como Mestre para essa orientação, está Jesus Cristo.

A vida pessoal e profissional, infelizmente, estão sendo postas como dimensões separadas. É enorme a quantidade de homens e mulheres que detêm responsabilidades profissionais e sentem que as orientações para o sucesso, sugeridas pela sociedade econômica, não trazem prazer a vida pessoal. O problema está na separação entre vida pessoal e profissional.

Além desse dilema, se apresenta a grande dificuldade em harmonizar a vida pessoal e profissional. Alguns até tentam, mas sentem muita dificuldade, e por causa disso passam a acreditar que perderam a fé.

POR QUE ISSO ACONTECE?

Os motivos são diversos, mas todos são gerados pela ideologia errada sobre a vida profissional. O que acontece é que as exigências impostas pelas políticas econômicas esmagam drasticamente a vida pessoal do profissional. O sentimento mais esmagador é quando o profissional dedica a maior parte da sua vida para cumprir as exigências do trabalho e não se sente valorizado em sua vida pessoal.

O resultado do trabalho gera produtos de vendas e de consumo, que passam a ter mais valor do que quem empregou as suas forças físicas e psicológicas.

O profissional, quando olha o produto gerado pelas suas mãos, intui o esforço que fez no trabalho e toma consciência de que recebeu como recompensa o salário combinado em contrato, muitas vezes, desproporcional ao esforço empregado.

Mas, o profissional é uma pessoa humana que sente dor, frio, chora, ri, sente fome, adoece, etc. Ele é mais do que um fabricante ou gerador de produtos.

Quase sempre, o profissional que chega ao mercado de trabalho, precisa esconder as suas emoções, fingir que é uma máquina, simplesmente para ser considerado excelente e ser respeitado em sua profissão.

Emblemática é a situação de quem dedicou parte de sua vida à profissão, e de uma hora para outra é mandado embora do emprego sem justificativa ou reconhecimento algum.

Muitos empreendedores, empresários, pessoas de negócios também deixaram a vida pessoal em segundo plano, às vezes em último, para se dedicar aos seus negócios e chegaram ao fracasso. Isso é apavorante.

ONDE ESTÁ O PROBLEMA?

O problema não está no trabalho, pois ele faz parte da vida de qualquer pessoa, e é por ele que há a sustentação para se manter com dignidade as necessidades básicas humanas.

O problema não é apenas pessoal, porque existem muitos com boa formação pessoal, com capacidades necessárias para ser uma pessoa humana sadia e respeitosa.

O problema está justamente em equilibrar ou harmonizar a vida pessoal e a profissional. Para alguns essa tarefa fica apenas na fonte do desejo, mas muito longe da realidade, para outros é alcance inatingível.

Quem não consegue harmonia entre vida pessoal e profissional, pode até se tornar um excelente profissional, mas será uma péssima pessoa para a família e para si mesmo.

A realidade é que é possível fazer essa integração, e não apenas nas dimensões da vida pessoal e profissional, mas em todas as dimensões ou áreas da vida humana.

Quando se faz essa integração das áreas humanas de edificação pessoal, a vida se torna mais leve, cheia de esperança e de possibilidades. As pessoas que conseguem essa harmonização são mais felizes e sabem encarar os problemas e dificuldades com mais tranquilidade.

Muitos conseguem harmonia entre a vida pessoal e profissional através dos ensinamentos de Jesus Cristo. Não somente por saber desses ensinamentos, mas por vivê-los no cotidiano, na experiência profunda de espiritualidade.

O QUE PODE SER FEITO PARA RESOLVER O PROBLEMA DA LACUNA ENTRE A VIDA PESSOAL E A PROFISSIONAL?

Falar em solução é um pouco arriscado para alguém que já perdeu a esperança, se encontra em desilusão sobre o dia a dia e com o seu eu interior. Neste caso, é preciso fazer mergulhar e se encontrar consigo mesma para que seja apontada as vias de harmonização das dimensões ou áreas da vida humana.

Fica esclarecido que o primeiro passo para resolver o problema da lacuna da vida pessoal e profissional ou qualquer área da vida, é a decisão de encontrar-se consigo mesma.

Ao se encontrar consigo mesma, passa-se a perceber os seus valores, suas capacidades e começa despertar a mente para desenvolver as descobertas propícias para o crescimento pessoal. Ao desenvolver a mente, ganha-se autoconfiança e motivação, com ampliação da inteligência para colocar em prática a experiência de harmonizar as dimensões da vida que se encontram em desordem.

COMO A ESPIRITUALIDADE PODE AJUDAR A INTEGRAÇÃO HARMONIOSA ENTRE A VIDA PESSOAL E A PROFISSIONAL?

Agora chegamos a parte principal do artigo, onde vou explicar como a espiritualidade pode ajudar você fazer uma integração harmoniosa entre a vida pessoal e profissional.

PARA FACILITAR VOU ENUMERAR DUAS DICAS:

  1. Não se afogue por completo em sua vida profissional. Aprenda a pôr limites entre sua profissão e sua vida pessoal;
  2. Após cada expediente de trabalho, deligue-se o quanto puder. Não vai ser possível fazer uma mudança brusca e rápida, comece respeitando os seus limites até que alcance o máximo de desligamento. Depois do expediente do trabalho, curta a família, amigos, crie oportunidades recreativas e lúdicas, com amigos, familiares, etc…

Essa dica do desligamento parece fácil, mas não o é para quem está numa situação conflituosa e não consegue equilibrar a vida pessoal e profissional. Neste caso, é exigido um esforço maior de cada um que decidi por uma vida saudável e precisa realmente se desligar do trabalho.

ENTÃO, QUAL É A REGRA PARA RESOLVER A SITUAÇÃO ENTRE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL?

Eu sei que nos tempos atuais somos provocadas para o imediatismo, queremos as coisas no nosso tempo. Mas, quando se trata de equilíbrio emocional não existem fórmulas prontas. Você não vai encontrar numa prateleira de supermercado, um pote de motivação ou autoestima, por exemplo.

Em primeiro lugar, é preciso manter a calma, reconhecer e tomar consciência dos seus valores e qualidades, acreditando que usando-os com atenção as mudanças vão acontecer gradativamente.

Cada um tem seu limite, reconhece-lo já é um grande passo para o equilíbrio das dimensões das áreas da vida.

Quero resumir esta questão afirmando que quem tem uma vida saudável entre cônjuge, filhos, pais, amigos tem mais facilidade de se posicionar com serenidade, lucides e sabedoria para enfrentar os problemas decorrentes do trabalho.

O QUE JESUS TEM A DIZER SOBRE EQUILIBRAR A VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL?

O que Jesus Cristo ensina ainda hoje e para sempre é um caminho seguro de harmonia entre as dimensões da vida humana. Na companhia dos discípulos, Ele ensinava os detalhes e cuidados para gerenciar a mente com maestria e sutileza, numa dimensão sublime de sabedoria. Esses ensinamentos podemos chamá-los facilmente de espiritualidade.

Eu fico impressionado, com os detalhes escritos na Bíblia, relatando os diversos momentos em que Jesus percebeu o problema do desequilíbrio na vida pessoal em relação ao trabalho ou outras áreas da vida humana.

Vou registrar aqui o caso de Marta e Maria. Numa de suas viagens, Jesus chegou a um povoado e foi recebido por Marta. Após a acolhida, Marta se debruçou nos afazeres da casa, preocupada em fazer os serviços. A irmã dela, Maria, procurou ficar junto a Jesus para ouvir o que Ele tinha a dizer (Lc 10,38-42).

Eu fico imaginando o caso de Marta como aquelas pessoas que estão sempre preocupadas com a quantidade de trabalho que nunca termina. Imagine aqueles que você encontra na rua e mal posiciona uma palavra porque estão preocupadas com o trabalho.

Jesus elogiou a atitude de Maria, porque ela estava aproveitando o momento para oxigenar a mente, aprendendo novas coisas e reforçando sua sabedoria para as coisas do dia a dia. Maria estava sabendo fazer cada coisa no limite, pois aquele momento era de aprender coisas novas e úteis para a vida.

Conclusão

Você já parou pra pensar como está o seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

O seu dia a dia é intercalado entre trabalho, lazer, momentos com as pessoas que você ama?

Você sabe criar oportunidades para liberar a tensão da pressão do trabalho?

Se você parar um pouco em algum lugar para ficar à vontade, em oração e pegar o texto de Lucas 10, 38-42, fizer uma leitura cuidadosa, adaptando a linguagem a sua vida vai descobrir diversas sinalizações úteis para o seu dia a dia.

O texto bíblico que usamos nesta reflexão, deixa claro que a vida saudável está ligada ao desenvolvimento da inteligência para produzir sabedoria. Enquanto Marta estava ouvindo Jesus, ampliava a sua inteligência e sabedoria.

Lembre-se que é de fundamental importância integrar a espiritualidade às suas dimensões da vida.


ACELERE OS PASSOS DA SUA FELICIDADE

Gilmar Passos

Gilmar Passos, orienta as pessoas a terem a vida saudável e harmoniosa através da espiritualidade ensinada pelo Grande Mestre Jesus Cristo.

Website: http://www.vidaemdesenvolvimento.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *